Resfriador Evaporativo

Moderno sistema de climatização que reduz a temperatura, limpa e hidrata o ar. Saiba mais!



Ou entre em contato por:

(11) 2605.1111

(11) 96051.5745

Catálogo completo dos produtos.Faça o download »

Especificações técnicas do produto.Faça o download »

Catálogo completo dos produtos.Faça o download »

Galeria de Fotos

  • Resfriador Evaporativo
  • Resfriador Evaporativo
  • Resfriador Evaporativo
  • Resfriador Evaporativo
  • Resfriador Evaporativo
  • Resfriador Evaporativo
  • Resfriador Evaporativo
  • Resfriador Evaporativo
  • Resfriador Evaporativo
  • Resfriador Evaporativo

Especificações técnicas

MODELO
FLUXO ÁREA MOTOR CONSUMO ÁGUA/HORA VOLTAGEM DIMENSÕES PESO INSTALAÇÃO
VCRE18 18.000 180 1.100W 1,1 20 litros/hora 220V 1,29X1,30X1,29 94 Chão
VCRE60 6.000 50 200W 0,25 07 litros/hora 220V 0,92X1,21X0,56 40 Parede / Chão
VCRE10 10.000 80 750W 1 12 litros/hora 220V 0,68X0,90X1,08 55 Parede
VCRE23 23.000 200 1.500W 1,5 25 litros/hora 220V 1,09X1,09X0,97 101 Parede / Telhado

Mais informações

O que é climatizador evaporativo?

Moderno sistema de climatização que reduz a temperatura, limpa e hidrata o ar. Projetado para resfriar pequenos, médios e grandes ambientes, o climatizador agrega vantagens e diminui custos. Gera uma economia de 90 a 95% de energia elétrica, quando comparado a aparelhos com sistema convencional.

Princípios da diminuição de temperatura

O equipamento é instalado captando ar de fora do ambiente. Uma bomba é utilizada para bombear a água do reservatório sobre a cortina de evaporação (colmeia), de forma uniforme, a água toma o calor do ar exterior, ficando quente e evaporando, enquanto o ar perde calor, esfria e é insuflado para o ambiente em temperatura menor. Com esse processo é possível reduzir a temperatura entre 2,5 e 11°C , renovar 100% e umidificar o ar.

O Climatizador evaporativo é composto por camadas de papel kraft ondulado e poroso, de alta qualidade. Impregnado com uma resina que lhe confere grande rigidez e durabilidade. Coladas, as camadas formam colméias de área superficial muito grande, que oferecem baixa resistência ao fluxo de ar.

Como funciona

Resfriador Evaporativo

Características Gerais

  • Consumo de energia 90% menor que o ar condicionado equivalente
  • Renova o ar continuamente – mais saudável
  • Reduz a temperatura do ar de 2,5 a 12 °C
  • Umidifica o ar ao invés de ressecá-lo
  • Mecanicamente simples – baixo custo de manutenção
  • Solução para qualquer tamanho de ambiente.

Aplicações

Os Climatizadores Evaporativos são indicados para uma diversidade de segmentos. Desde indústrias, armazenagem, eventos, comércio em geral, áreas administrativas, até residências. Representam a solução para reduzir a temperatura e proporcionar conforto térmico para usuários em ambientes quentes e secos. A instalação é simples, e, em alguns casos, totalmente customizada para o cliente. Há uma gama de modelos para atender diversas necessidades. O ambiente pode ser aberto ou semiaberto e, se instalados externamente em pontos com temperatura baixa( à sombra) aumentam ainda mais o seu desempenho.

Comércio, Salões, Indústrias, Escolas, Igrejas, Escritórios, Bares, Restaurantes, Ambientes Abertos, Clinicas e Hospitáis, Escritórios, Residencias, etc.

Resfriador Evaporativo

REQUISITOS PARA UM BOM FUNCIONAMENTO DE SISTEMAS DE RESFRIAMENTO EVAPORATIVO

São basicamente dois os requisitos para o bom desempenho dos resfriadores evaporativos:

Troca de ar

A não ser que se deseje apenas elevar a umidade do ambiente, o ar que sai do resfriador evaporativo não deve recircular pelo equipamento. Na configuração ideal, ele é embutido em uma parede. Assim, o equipamento aspira sempre ar externo e gera uma pressão positiva dentro do ambiente o que também facilita a renovação de todo o ar interno. Quando é necessário instalar o equipamento dentro do ambiente, ele deve ser posicionado em frente a uma janela, porta ou outra abertura para o exterior. O equipamento também pode ser utilizado para produzir uma região de conforto térmico pontual ao ar livre ou dentro de grandes ambientes.

Circulação

A troca contínua do ar ambiente por ar resfriado é fundamental para manter as condições de conforto térmico no ambiente. Assim, o ar produzido pelo resfriador evaporativo deve ter saída adequada do ambiente. O ar deve percorrer toda a região a ser climatizada e encontrar saídas naturais (portas, janelas ou outras aberturas com área compatível com a vazão de ar produzida), situadas em locais apropriado. Quando as saídas naturais forem insuficientes ou inexistentes, devem ser instalados exaustores. A localização correta das aberturas naturais ou dos exaustores é fundamental para se criar o padrão de circulação de ar desejado no ambiente.

Redução de temperatura do ar obtida com o resfriador de ar evaporativo

A redução de temperatura (diferença entre a temperatura de entrada e saída do ar no resfriador evaporativo), obtida com o processo de resfriamento evaporativo, depende fundamentalmente da umidade relativa do ar. Quanto mais baixa a umidade relativa maior a redução de temperatura obtida. Em grau menor, a redução de temperatura depende também da temperatura de entrada e da pressão barométrica, que por sua vez depende da altitude local. A Tabela abaixo mostra a redução de temperatura do ar prevista para o resfriador de ar, em função da umidade relativa do ar para temperaturas de ar de 25°C , 32°C e 37°C. Para outras temperaturas de entrada do ar o diferencial de redução de temperatura pode ser facilmente interpolado.

Através desta tabela pode-se constatar que a redução de temperatura obtida no resfriador evaporativo depende muito mais da umidade relativa do que da temperatura de entrada.

Temperatura de entrada do ar 25 ºC 32 ºC 37 ºC
30% 8,5 ºC 9,5 ºC 12 ºC
40% 7,0 ºC 8,0 ºC 8,5 ºC
50% 5,5 ºC 6,5 ºC 7,0 ºC
60% 4,5 ºC 5,0 ºC 5,5 ºC
75% 2,5 ºC 2,5 ºC 3,0 ºC

Tabela: Redução de temperatura obtida na saída do resfriador evaporativo em função da umidade relativa

A temperatura resultante no ambiente depende da carga térmica, da vazão e temperatura do ar insuflado. Normalmente o resfriador evaporativo é dimensionado para que a temperatura no ambiente fique de 2 a 5 °C acima da temperatura de saída do resfriador.

Resfriador Evaporativo

A Figura acima mostra a variação da temperatura do ar de saída do resfriador evaporativo sobreposta ao gráfico da temperatura externa e umidade relativa típicos de uma seqüência de dias típica do verão.

Como a umidade relativa varia ao longo do dia de modo inverso à variação da temperatura, o resfriador evaporativo consegue obter a maior redução de temperatura justamente nas horas mais quentes do dia e principalmente nos dias mais quentes, quando há maior necessidade de resfriamento. O resfriador evaporativo atenua significativamente o pico de temperatura, que ocorre entre as 10 horas e 17 horas, porque trabalha com temperatura de saída próxima à temperatura de bulbo úmido, que varia pouco ao longo do dia. O processo é auto-regulado por um termostato natural, que não permite que a temperatura ultrapasse a temperatura externa do início da manhã.