A importância do controle térmico para o bem-estar dos trabalhadores.

Ao evitar a insalubridade, reduzem-se consideravelmente os riscos ocasionados pela exposição prolongada a um ambiente hostil, promovemos meios de aumentar a produtividade. Em sua maior parte, o Brasil tem um verão com altas temperaturas. Para não castigar os trabalhadores, uniformes não podem ser excessivamente quentes e o sistema de ventilação geral deve manter a baixa umidade nos galpões industriais.

Desde 2012, a equipe técnica da Ventcenter preocupa-se em oferecer, mais do que produtos, qualidade de vida no trabalho. Nesse sentido, nosso processo de fabricação segue um planejamento de plantas industriais que valorizam o conforto térmico. Dentro das regulamentações vigentes, investimos em tecnologia aplicada a engenharia de produtos que contribuem significativamente para a manutenção das boas condições de saúde.

Para chegar ao valor do conforto térmico, experimentos variados foram feitos com indivíduos de peso similar, em diferentes atividades e com vestuário controlado. É a partir desses dados que muitas das temperaturas ideais são estipuladas em normas reguladoras, ISOs etc. Vale ressaltar que todos os produtos Ventcenter são certificados pelo Inmetro e temos também os certificados das normas:

  • ISO 7243, indicador para avaliação da sobrecarga térmica;
  • ISO 7730, que trata especificamente do conforto térmico;
  • NR17, que trata da ergonomia no trabalho e estipula que em locais nos quais sejam exigidas atividades intelectuais e atenção constante – por exemplo, as unidades fabris –, a temperatura mantenha-se entre 20 e 30°C e a umidade relativa do ar igual ou acima de 40%.